Os preços dos rolamentos deverão aumentar 20%

A guerra russo-ucraniana em curso afecta também os preços dos rolamentos e componentes relacionados. Isto é afirmado por analistas que avaliaram a situação actual da indústria de rolamentos a nível mundial. De Março a Abril, alguns dos fabricantes mundiais de rolamentos, incluindo os maiores produtores na China, já aumentaram os preços com uma média de 8%.

De acordo com as estatísticas disponíveis, os preços de mais de 60 tipos diferentes de matérias-primas aumentaram durante o último mês. Os preços subiram entre 1.480 USD por tonelada, para o maior aumento atingido, até 21.500 USD por tonelada.

Devido à situação tensa que, devido à situação de guerra, os preços do gás natural e da eletricidade são também aquecidos, enquanto o preço do petróleo bruto atingiu um novo recorde de oito anos. O aumento dos preços do petróleo continua a aumentar os custos de transporte, levando as companhias marítimas a seguir a tendência. O custo do trânsito através do Canal de Suez aumentou desde 1 de Maio, o que representa o terceiro aumento para 2022. Isto inclui uma sobretaxa de 20% para a taxa de passagem de navios porta-contentores na direção norte (Mar Vermelho → Mar Mediterrâneo).

De acordo com as fontes da China, cada vez mais instalações de produção de rolamentos de tamanho médio e pequeno na China optam por interromper ativa ou passivamente a produção, o que pode levar a uma escassez de rolamentos no mercado num futuro próximo. Atualmente, o aumento acumulado dos preços dos produtos no mercado chinês de rolamentos (doméstico) ultrapassou 5%, e o maior aumento de preços para muitas marcas locais de rolamentos atingiu 10%. De acordo com os analistas, esta é apenas a situação no início do segundo trimestre. O aumento de preços é suscetível de exceder 13% em meados do ano, e pode atingir 20% durante o ano.

Como conclusão da análise atual e do planeamento do cenário futuro, recomendamos aos nossos leitores que voltem a assistir às duas apresentações de Karan Gupta, inicialmente apresentadas durante a sessão de Bearing & Power Transmission das Industrial Motion Meetings, no início de Março.

1- Planeamento de Cenários e Confiança em Tempo de Guerra: Imperativas para navegar na volatilidade atual do mercado e da cadeia de fornecimento.

 

2- Causas e Perspectivas sobre a volatilidade dos preços na China